quinta-feira, 23 de julho de 2009

Sonho e Freud

Foto de 1920
Sigmund Schlomo Freud (1856-1939)


Em 1899 com a publicação de "A Interpretação dos Sonhos", que aborda de uma forma inovativa, os mecanismos psicológicos dos sonhos.O livro explica o argumento para postular o novo modelo do "inconsciente" e desenvolve um método para conseguir acesso ao mesmo, tomando elementos de suas experiências prévias com as técnicas de "hipnose".
Foi em 1900 que deu um caráter científico à matéria.Nesse polêmico livro, Freud aproveita o que já havia sido publicado anteriormente e faz investidas completamente novas, definindo o conteúdo do sonho como “realização dos desejos”.
Para o pai da psicanálise, no enredo onírico há o sentido manifesto (a fachada) e o sentido latente (o significado), este último realmente importante. A fachada seria um despiste do "superego" (o censor da psique, que escolhe o que se torna consciente ou não dos conteúdos inconscientes), enquanto o sentido latente, por meio da interpretação "simbólica", revelaria o desejo do sonhador por trás dos aparentes absurdos da narrativa.

0 comentários:

Populares

"Magical Template" designed by Blogger Buster